Palestra sobre Trabalho Voluntário

Os alunos da Banda Marcial da Herval puderam conferir, no dia 28 de junho, na Escola Municipal 29 de Setembro, a palestra sobre "Trabalho Voluntário", ministrada por Jerri Meneghetti. A palestra faz parte de um programa que visa levar noções de cidadania aos integrantes da Banda. Segundo o palestrante, qualquer pessoa pode contribuir com trabalho voluntário para a sua cidade. Ele explicou que alguns trabalhos  requerem que o voluntário tenha uma qualificação específica, como é o caso dos Bombeiros Voluntários, onde a pessoa precisa passar por um curso para poder estar apta a praticar o trabalho voluntário. Já outros trabalhos não requerem nenhuma qualificação por parte do seu executor e podem ser praticados por qualquer um que deseje doar parte do seu tempo para fazer algo em prol da sua comunidade. Para exemplificar grupos que fazem trabalho voluntário na cidade, o palestrante citou o Lions Clube de Dois Irmãos, A Liga Feminina de Combate ao Câncer, a Associação Amigo dos Animais e os Bombeiros Voluntários. Jerri Meneghetti informou, ainda, que a pessoa que faz trabalho voluntário não deve esperar nada em troca, nem recompensa financeira, nem agradecimento, nem status. A recompensa, segundo Jerri, é a sensação de poder estar sendo útil à comunidade e ao próximo. No final da palestra, o palestrante fez alusão ao conto do Feixe de Varas, onde é relatado que uma vara sozinha pode ser quebrada facilmente, mas se estiver com outras varas, não poderá ser quebrada. Assim também é a sociedade, se as pessoas estiveram unidas e se ajudarem, ela vai ser bem melhor, concluiu.

Palestra sobre Trabalho Voluntário


Slide com algumas entidades que prestam trabalho voluntário


Algumas das atividades desempenhadas pelo  palestrante Jerri Meneghetti:
- Técnico de Segurança do Trabalho;
- Bombeiro Voluntário;
- Membro da Defesa Civil do Município de Dois Irmãos desde 2005;
- Membro do Consepro de 2005 a 2008;
- Membro voluntário da Cruz Vermelha/RS;
- Membro voluntário da Defesa Civil/RS.

Participação no I Festival de Bandas do CMPA

A Banda Marcial Herval participou, no sábado (23/06), do I Festival de Bandas do Colégio Militar de Porto Alegre. O Festival  faz parte de uma intensa programação que está sendo realizada em homenagem ao centenário do Colégio. A Banda contou com a participação de 45 integrantes. Nesse dia, o integrante Fernando Lucas fez sua primeira apresentação como Mor da banda. Acompanhando os alunos estavam os coordenadores Paula e Ewerson, a monitora Rose (mãe da Maiara) e as responsáveis Camila (Irmã do João), Claudete (mãe da Andriela) e Silvia (mãe do Wesley e do Guilherme). O grupo se sentiu muito honrado por ter sido convidado para participar do I Festival de Bandas do conceituado Colégio Militar de Porto Alegre. A Banda agradece a Associação dos Funcionários do Grupo Herval e a Escola 29 de Setembro pelo apoio recebido.









I Festival de Bandas do Colégio Militar de Porto Alegre

O Colégio Militar de Porto Alegre realizará, no dia 23 de junho, o seu I Festival de Bandas. O Festival faz parte da agenda  de eventos montada para comemorar os 100 anos do Colégio. A Banda Marcial Herval tem o prazer de poder participar do evento de tão conceituada instituição, em especial, no ano em que comemora seu  centenário.


Ordem das apresentações

Banda Musical Juliana - 14h ás 14h20min.
Banda Marcial do Colégio La Salle São João - 14h25min. ás 14h45min.
Banda do Colégio Militar de Porto Alegre - 14h50min. ás 15h10min.
Fanfarra Otero Paiva - 15h15min. ás 15h35min
Banda de Percussão Luiza Maria Binfaré Cezar - 15h40min. ás 16h
Banda Marcial Herval - 16h05min. ás 16h25min.
Banda Marcial Municipal de Sapiranga - 16h30min. ás 16h50min.
Banda Marcial dos Dragões - 16h55min. ás 17h15min.
Banda de Percussão Padre Antônio Vieira - 17h20min ás 17h40min.

Retorno às aulas

A Banda Marcial da Herval retornou às suas atividades no último dia 15 de fevereiro. Nesse ano, a Banda continua realizando seus ensaios gerais na Escola Municipal 29 de Setembro, nas quartas-feiras, no período das 17h30 às 20h30. O projeto, que tem o apoio da Associação dos Funcionários do Grupo Herval, oferece aulas de música à crianças, jovens e adultos, da cidade de Dois Irmãos. No repertório de 2012, constam 05 músicas germânicas, 03 músicas em homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, músicas natalinas e outras. Os principais objetivos para este ano, são: valorizar a música germânica e brasileira; aprimorar o conhecimento musical dos integrantes; e melhorar a performance da Banda nos eventos da cidade. O grupo é composto por 42 integrantes e é regido pelo eufonista Luchéu Igor.


Regente Luchéu ensaiando o grupo no pátio da Escola 29
de Setembro

Sopros e lira

Surdos e bumbos

Pratos, tamborim, agogôs e meia-lua

Caixas, snares e quadriton

Pelotão de bandeiras